NAM MYOHO RENGUE KYO

Nam significa "devotar-se" , "vincular-se" , "reconhecer" o essencial. Myoho, literalmente, significa "Lei Mística". Myo traduz-se por "substância da verdade eterna", difícil de compreender ou além da compreensão, portanto, místico. Ho traduz-se literalmente como "lei". A junção de Myo e Ho resulta resumidamente em "Lei Mística", que pode ser chamada também de lei da razão ou verdade oculta. Em outras palavras, a junção Nam-Myoho significa reconhecer o essencial, vincular e devotar a vida a essa verdade essencial.

A palavra Rengue traduz-se por Lótus, daí a origem do título "Sutra de Lótus". O lótus inclui-se no contexto com o significado de "simultaneidade de causa e efeito" por ser uma planta que produz flor e semente ao mesmo tempo e floresce em lugares sujos como os pântanos. Em sentido figurado, significa "existir" em meio à realidade, ou ainda, desprender-se da ilusão e enxergar a realidade essencial. Complementando- se o sentido de Nam-myoho-rengue, temos "reconhecer e devotar-se à Lei Essencial de Causa e Efeito Simultâneos".

A palavra Kyo significa "fenômeno vital universal" ou "continuidade sem fim em constante transformação" . Se assim juntarmos os significados, temos ao final: "reconheço e devoto minha vida à lei essencial da simultaneidade de causa e efeito em meio à eternidade da vida".

Os ensinamentos budistas têm, genericamente, esse sentido prático expresso nessa tradução simplista de Nam-myoho-rengue- kyo, embora na variedade de interpretações também sejam citados outros pontos como sendo essenciais.

É praticamente impossível descrever em poucas palavras esse poderoso mantra. Dessa forma, procurei acima, apenas destacar alguns de seus pontos básicos. NAM MYOHO RENGUE KYO, representa a expressão da verdade máxima da vida, ou a realidade essencial da vida.

Mas, se você se dispuser a colocá-lo em prática no seu dia a dia, o sentirá em sua toda sua plenitude. Pegue pelo menos cinco minutos de cada um de seus dias e o recite em voz ao meio tom. Faça isso e irá sentir a energia pulsando em seu cardíaco. Recite-o por uma semana e veja o resultado em você.  
SHARE

Bruno Kaoss

Um apaixonado por todas as formas de expressões artísticas, em especial a Música. QUESTIONADOR... Adoro divulgar informações e promover debates sobre questões sociais, econômicas, políticas, ambientais e culturais.

  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment